Quando eles chegam no Centro Social, o espaço já tão privilegiado pela natureza, se enche de alegria, com as risadas e conversas.
Mas nem sempre foi assim… Nas primeiras vezes que estiveram no CSLS, eles chegavam desconfiados e calados, reflexo das dificuldades que enfrentam no dia a dia.
Muitos deles, só querem ser ouvidos sobre seus problemas ou sobre suas lembranças da vida, que tão rápido está passando.
O trabalho de ressignificação, acontece durante as oficinas e rodas de conversa realizadas pela terapeuta do Centro Social Laudado Si, Juliana Puggina, onde os idosos são separados em duplas, e estimulados a falar sobre uma lembrança, um momento triste da vida deles.
A partir daí, são incentivados a mudar o sentimento que essas lembranças lhes trazem, conseguindo assim, perdoar quem os feriu e se perdoarem para seguir em frente. E talvez por isso, em dia de festa, eles se transformem em crianças.
Mas, enquanto essas revindicações são apenas sonho, eles não se deixam abater e, comemorando o dia dedicado a eles, mostram que a melhor idade, é realmente, aquela que temos hoje...
E com toda essa energia e alegria, eles seguem nos lembrando que cuidar e respeitar as pessoas idosas é uma responsabilidade social e moral.
É cuidar dos mais vulneráveis e reconhecer que todos nós, em algum momento, podemos necessitar do cuidado e respeito dos outros. Afinal, a idade chega para todos e como diz a sabedoria chinesa:
E você, já parou para pensar quem, muito em breve, vai desfrutar dessa sombra? O que você tem plantado para seus filhos e netos desfrutarem no futuro? Porque, inevitalmente, os jovens de hoje, serão os idosos de amanhã...
Comments