Uma região carente de infraestrutura básica, habitada por uma população ainda mais carente… E não só de bens materiais, mas de acesso à educação, à cultura e principalmente de evangelização!
Assim era a comunidade do bairro Cristo Rei, na cidade de Teresina, Piauí, quando padre Pedro Maione, jesuíta da província do norte, assumiu a nova paróquia criada pela arquidiocese da região, em 1974. E foi nessa comunidade que ele realizou seu maior sonho: - Fundar um museu!
Para muitas pessoas, essa ideia causaria espanto, mas não para o padre italiano, que ao chegar em Teresina com a missão de evangelizar, percebeu que isso só seria possível se os moradores da região, tivessem acesso à educação e cultura.
Com esse objetivo, em 1989, Padre Pedro e a agente pastoral Lygia de Sousa Martins, criaram a Fundação Cultural Cristo Rei, que passou a oferecer formação social, cultural e espiritual a todos da comunidade, através de aulas de reforço escolar, cursos de teatro, idiomas, fotografia e música para jovens e crianças.
Em uma antiga entrevista, dona Lygia contou que a população recebeu muito bem o padre Pedro, e que embora fossem muito carentes, tudo que era proposto, eles aceitavam e participavam ativamente. Assim foi também, para a criação do museu. Todos contribuíam trazendo pedras, e outros artefatos que achavam interessantes.
Diante desse interesse, Padre Pedro mandou trazer da Itália, seu país de origem, sua grande coleção de moedas antigas, selos e minérios: - O ano era 1990, o museu começava a existir e ganhou o nome de Dom Avelar para homenagear o bispo, cardeal de Teresina e amigo do padre Pedro, Dom Avelar Brandão Vilela.
Mas, por falta de doações e de incentivo dos órgãos públicos, padre Pedro viu seu sonho definhar e sem uma estrutura adequada para receber os visitantes, o museu ficou esquecido.
Em 2019, o prédio onde o museu funciona até hoje e que foi construído com doações de familiares e amigos do padre, foi reformado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Totalmente modernizado, com instalações adequadas para exposição das peças e para os visitantes, o museu foi reinaugurado e tem recebido visitas de estudantes de diversas escolas de Teresina, além de turistas e público em geral. Realizando assim, o desejo de padre Pedro.
Superada a pandemia e a tristeza pela partida de seus fundadores para a vida eterna, a Fundação Cristo Rei segue em busca de seu objetivo maior; que é evangelizar através do acesso à cultura e educação; anunciando um novo projeto voltado às crianças e adolescentes, com o apoio da ABMTHS:
O Museu Literário
Veja o vídeo do lançamento desse novo projeto:
" O objetivo é incentivar a leitura, proporcionando às crianças um espaço mágico, onde possam explorar o universo literário, estimulando-as a trabalhar vários eixos tais como arte, a criatividade, etc."
Mônica Mendes, diretora do Museu
Comments