Sábado à tarde... Na maior emissora de TV aberta do país, um programa de auditório com cenário vibrante e colorido, chama a atenção.
No palco, quem se apresenta é um jovem músico: - Mr David Sue, nome artístico de Matheus Cuelbas.
O olhar escondido pelos óculos escuros, não nos permite ver o que se passa em seu íntimo, mas a emoção da mãe de Matheus, do irmão dele e de todos na plateia, diz muito sobre o momento.
Matheus faz parte do espectro autista, seu diagnóstico veio somente aos 14 anos e isso fez com que ele se isolasse, para fugir do bullying e também por não se encaixar nos “padrões” da sociedade.
Apesar dos pais de Matheus participarem da criação do Instituto Anelo (em Campinas, SP) antes mesmo dele nascer, foi somente após o diagnóstico que ele passou a frequentar o ambiente musical:
Depois disso, o rapaz passou a fazer participações em eventos com Luccas, falando sobre o autismo. E hoje, além de ser aluno do Instituto Anelo, ele é produtor, atuando na organização do estúdio e das músicas nas plataformas digitais.
É importante saber que o TEA é uma diferença neurológica que traz uma série de habilidades e perspectivas únicas. Por outro lado, as estruturas sociais e educacionais não adaptadas para atender às necessidades específicas dessas pessoas, pode perpetuar um ciclo de exclusão e marginalização.
Era o que acontecia com Matheus, mas graças à música e ao incentivo recebido no Instituto Anelo, essa história mudou.
A música desempenha um papel significativo no apoio e no desenvolvimento das habilidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, melhorando a qualidade de vida e promovendo o potencial de cada pessoa dentro do espectro.
O Instituto Anelo, tem hoje 17 alunos com TEA. Eles não têm um projeto específico para essas crianças e adolescentes, todos são acolhidos juntos com os outros alunos, como forma de promover a inclusão e socialização.
Os professores e demais profissionais que trabalham no instituto estão capacitados para atendê-los, buscando primeiramente entender qual o nível de suporte e as especificidades de cada um.
E é assim, de maneira simples e descomplicada que o Instituto Anelo tem impactado a vida de crianças e adolescentes, como a de Matheus, transformando histórias que poderiam ser tristes, em belos acordes musicais. Mas quantos "Matheus" ainda existem pelo Brasil que não têm essa mesma oportunidade de acolhimento?
Vídeos e fotos: Redes Sociais Mr. David Sue
Comentarios