"A vida é uma dança, aproveite o ritmo!"
Depois de meses ensaiando, chegou o dia da apresentação final dos alunos do Projeto Ballet Arte. A expectativa se transforma em “frio na barriga” e desejo de encantar a plateia que lota o teatro.
E eles conseguem! Superando muitas dificuldades que aparecem durante o ano de aprendizado e ensaios intensos, eles dançam com o coração, colocando nas pontas dos pés, os passos que podem ser o caminho para a transformação de suas vidas e também de suas famílias.
Não é fácil montar um espetáculo como esse, são meses de trabalho intenso escolhendo tema, elaborando o enredo através das coregrafias e criando figurinos que mostrem todo o potencial dos alunos do projeto. Foram mais de 200 alunos ao longo do ano, mas 162 participaram do espetáculo final.
“São muitas as dificuldades que enfrentamos: - Além do alto custo do espetáculo,
contratamos toda a parte técnica, e ainda temos problemas com desistência de alunos por problemas de saúde e também muitas faltas durante os ensaios. Mas sentimos que
vale muito a pena esse investimento, pois é necessário para o crescimento dos
alunos e também do próprio projeto.”
Ivonete Pereira dos Santos - Assistente Social do Projeto
As famílias estão presentes em todo o processo, como forma de incentivar e reforçar a importância delas para que o aluno não falte às aulas e não desista do sonho de dançar pelos palcos do mundo.
Em 2024, o tema do Espetáculo foi Tinker Bell, a frágil fadinha dos contos de Peter Pan, que embora pequena, tem uma determinação gigantesca e ensina sobre a importância de acreditar em si mesmo e no poder dos sonhos. Ela nos mostra que tamanho e circunstâncias não definem a capacidade de alguém de enfrentar desafios e mudar sua realidade.
O Projeto Ballet Arte acredita que pequenas oportunidades, como acesso à dança, podem ter efeitos inimagináveis na vida de crianças e adolescentes. Prova disso, é que muitos ex-alunos do projeto alçaram vôo e hoje constroem lindas histórias pelo mundo e na própria comunidade de Coutos.
Como Grimaldo que é bailarino, coreógrafo e professor de ballet do próprio projeto Ballet Arte, onde se tornou bailarino, Brenda que é conseguiu uma bolsa do Bolshoi, Bruna e Agatha que hoje são bailarinas de uma banda da Bahia e Janete que também foi aluna e hoje cursa dança na Universidade Federal da Bahia!
Realmente, a vida é uma dança onde devemos aproveitar o ritmo, mas sem nos esquecer de que existem vários ritmos para serem experimentados e quem decide qual ritmo dançar, somos nós!
Comments